iPhone 16 com desempenho inferior no Wi-Fi
Olá!
Na minha casa há dois iPhone 16 com iOS 26.1 e um celular mais antigo com Android.
Recentemente, contratei um plano de internet fibra de 600 Mbps de uma operadora conhecida, com roteador Wi-Fi 6.
Durante alguns testes de velocidade, em sites como o Speedtest, observei que os dois iPhone 16 atingem, no máximo, entre 390 Mbps e 420 Mbps de download, enquanto o celular Android alcança entre 550 Mbps e 605 Mbps.
Antes disso, eu tinha um plano de 500 Mbps de outra operadora, com roteador Wi-Fi 5, e os iPhone 16 não ultrapassavam 310 Mbps nos testes, enquanto o Android atingia a velocidade contratada. Portanto, acredito que o problema não seja um conflito entre o iOS e o roteador do provedor contratado recentemente.
Vale ressaltar que, com meu antigo iPhone 13, eu nunca tive esse tipo de limitação de velocidade de download.
Como posso resolver esse problema?
Já tentei algumas soluções, como desativar os recursos Proteção Avançada de Dados, Endereço Wi-Fi Privado e Limitar Rastreamento de Endereço IP, além de redefinir os Ajustes de Rede. No entanto, nenhuma dessas opções resolveu ou reduziu o problema.
iPhone 16, iOS 26