Remoção do Launchpad compromete organização dos apps no macOS
Após a atualização para o macOS 26.1 (Tahoe), o Launchpad foi removido e, com ele, todas as minhas pastas personalizadas de aplicativos. Eu utilizava essas pastas para organizar meus apps por função, o que facilitava muito na hora de localizar o que eu precisava, já que eu tenho muitos aplicativos instalados e nem sempre lembro o nome ou a finalidade exata de cada um.
O Spotlight não “perde” os apps, mas ele também não respeita a organização visual que eu havia criado. A proposta atual parece pressupor que a única forma eficiente de abrir apps é digitando o nome, porém isso não funciona no meu caso, pois eu nem sempre sei exatamente qual app estou procurando no momento.
Quando os aplicativos estavam agrupados em pastas com nomes como “Trabalho”, “Estudos”, “Criação”, “Utilidades”, etc., eu conseguia localizar rapidamente o que precisava pela função, sem precisar lembrar do nome do app. A remoção dessa possibilidade reduziu muito minha produtividade.
Gostaria de saber se:
- Há alguma forma oficial de recuperar o Launchpad ou restaurar a organização anterior.
- A Apple tem posicionamento sobre trazer de volta essa funcionalidade.
- Outros usuários também estão se sentindo prejudicados com essa mudança.
[Título alterado pelo Moderador]
Título Original: Remoção do Launchpad comprometeu a organização visual dos meus aplicativos
MacBook Pro (M3 Max, 2023)