Olá, Luciana! Tudo bem?
Entendo como isso pode ser importante para você, uma vez que é essencial ter os dados protegidos com backup. Inclusive, fica aqui o meu elogio por você ter essa preocupação.
Bom, antes de ajudar, quero apenas indicar que o WhatsApp é um app da Meta, logo não é possível que eu me aprofunde muito nessa questão, mas posso te dar algumas sugestões.
1️⃣ - Verifique o armazenamento do iPhone:
Por mais que o WhatsApp armazene o backup no iCloud no final do processo, o arquivo base passa pelo armazenamento do próprio iPhone antes, portanto é importante que os dois armazenamentos tenham espaço suficiente para a quantidade de dados do backup.
2️⃣ - Verifique a conexão:
O primeiro backup sempre é o mais pesado, por isso é importante assegurar que a rede suporta a quantidade de dados. Recomenda-se usar sempre uma rede Wi-Fi segura e com boa qualidade, geralmente roteadores Wi-Fi 5, 6 ou superior, com plano de internet adequados, conseguem ajudar.
Caso esses passos não tenham ajudado, vamos para algumas etapas mais avançadas. (⚠️ Aqui podemos ter perda de dados, então indico que siga com cautela)
1️⃣ - Desative e ative o backup do WhatsApp no iCloud:
Acesse Ajustes ⚙️ > seu nome > iCloud ☁️ > Salvos no iCloud (clique em "ver tudo") > Encontre o WhatsApp, desative a seleção ao lado do app e ative-a novamente.
Siga para a etapa 2 apenas caso essa não tenha resolvido.
2️⃣ - Apague o registro do WhatsApp no iCloud Drive:
Acesse Ajustes ⚙️ > seu nome > iCloud ☁️ > Salvos no iCloud (clique em "ver tudo") > Selecione iCloud Drive > App sincronizados com iCloud Drive > Encontre o WhatsApp, desative e ative novamente.
Siga para a etapa 3 apenas caso essa não tenha resolvido.
3️⃣ - Apague o backup antigo do WhatsApp:
Acesse Ajustes ⚙️ > seu nome > iCloud ☁️ > Backup do iCloud > selecione o seu iPhone > Procure o WhatsApp na lista. Desative o seletor do app e ative novamente.
Ao fazer isso, o backup existente do WhatsApp será apagado, porém os dados do app no iPhone não serão afetados. Você terá tudo salvo novamente ao realizar um novo backup.
Caso nenhuma dessas etapas tenha ajudado, ou caso não se sinta segura em realizar as etapas avançadas, entre em contato com o suporte do app.
Como entrar em contato com o desenvolvedor de um app - Suporte da Apple (BR)
Espero que essas informações tenham sido úteis. Se esse post ajudou, agradeço se puder avaliar.
Caso tenha alguma outra dúvida, pode responder.
Até a próxima! 😉