iPhone 16 novo não carrega via cabo USB-C

Meu celular não está carregando com o cabo que vem na caixa que é com conector USB-C tive que comprar o carregador MagSafe e a fonte, gastei R$653,00, pois era a única opção, já que o celular é o meu meio de trabalho e não posso ficar 1 dia sem ele. Não tem 1 mês de comprado e ainda com garantia estendida de 02 anos na Apple Care e não existe loja Apple em Salvador, Bahia. Fui no nia 30/08/2025 assistência técnica autorizada de vocês na Iplace - Salvador Shopping (Av. Tancredo Neves, 3133 - Caminho das Árvores, Salvador - BA, 41820-021), onde me deram esse diagnóstico e me orientaram a autorizar a troca de 02 peças, fazer reparo, e ainda terei que ficar de 5 a 20 dias sem celular. De acordo com a Lei do Código do consumidor sendo a loja da Apple ou qualquer Representante legal da Apple tenho por direito ser ressarcida ou ganhar um novo produto, igual ao que comprei Iphone 16 Pro Max - 256gb Titânium preto. Não vou autorizar um reparo em um produto que comprei e não tem nem 1 mês. Seguem Dados da NF:

Número da Compra: *****

Total: 9.678,00

Loja: FS IGUATEMI - CNPJ: 043.708.379/0049-65

Data da compra: 6/08/2025

Autorização: 233701

ARQDC: 845B10806F60D1C1

AID: A0000000031010

Segue protocolo da ligação do suporte da Aplle e o número do caso confirmado pelo e-mail que recebi da Aplle: *****

Segue abaixo o código de defesa do consumidor para lembrança. Além dos danos morais de gastar a mais pra conseguir carregar meu celular.

Código de Defesa do Consumidor (CDC)

• Para produtos duráveis (como celulares), o prazo legal de garantia é de 90 dias, independentemente de garantia contratual da loja ou do fabricante (art. 26, II do CDC).
  • Esse prazo vale para vícios de funcionamento, mesmo que não sejam aparentes de imediato.

Troca imediata vs. Assistência técnica

• Se o defeito aparecer nos primeiros 30 dias, você pode exigir a substituição imediata do produto, a restituição do valor pago ou o abatimento proporcional do preço (art. 18 do CDC).
  • A loja não pode se eximir alegando apenas 7 dias de troca, porque esse prazo de 7 dias (art. 49 do CDC) é só para compras fora do estabelecimento (internet, telefone, catálogo).
  • Se o fornecedor optar pelo reparo, ele tem até 30 dias para consertar. Passado esse prazo, você pode escolher entre troca, devolução do dinheiro ou abatimento.

[Editado pelo Moderador]

Título Original: Meu iphone 16 não carrega via cabo USB-C e não tem 1 mês de compra

iPhone 16 Pro Max, iOS 18

Publicado em 2/09/2025 05:05

Responder
5 respostas

2/09/2025 06:56 em resposta a MarianaQ

Salve.

Se o seu iPhone não carrega, comece verificando o cabo e o carregador por danos, e tente usar outros acessórios originais. Em seguida, limpe cuidadosamente a porta de carregamento com uma escova seca ou um objeto não pontiagudo. Reinicie o dispositivo forçando a reinicialização, e se ainda assim não funcionar, tente usar outro carregador e deixe carregar por meia hora. Se o problema persistir, pode ser um defeito de software ou hardware, sendo recomendado procurar uma assistência técnica autorizada da Apple

Passos para tentar resolver o problema:

1. 1. Verifique os acessórios de carregamento:
  2. Use outro cabo e adaptador de energia, de preferência originais ou de marcas confiáveis, para descartar problemas com esses itens. 
  3. 2. Inspecione o cabo e a porta de carregamento:
  4. Procure por danos visíveis no cabo e no adaptador. No iPhone, limpe a porta de carregamento com uma escova seca e não abrasiva para remover sujeira ou fiapos. 
  5. 3. Conecte a outro tipo de fonte:
  6. Tente conectar o iPhone em uma tomada diferente, ou use outro acessório de alimentação, ou um computador. 
  7. 4. Deixe carregar por um tempo:
  8. Conecte o dispositivo e deixe-o carregar por pelo menos meia hora para ver se ele liga ou exibe o ícone de bateria. 
  9. 5. Force a reinicialização:
  10. Se a tela continuar preta, realize uma reinicialização forçada. 
    • Para iPhone 8 ou posterior: Pressione e solte rapidamente o botão de aumentar volume; em seguida, o botão Diminuir Volume; depois, mantenha pressionado o botão lateral até o logo da Apple aparecer. 
    • Para iPhone 7 ou 7 Plus: Mantenha pressionados o botão lateral (ou superior) e o botão Diminuir Volume ao mesmo tempo até o logo da Apple aparecer. 
  1. 6. Verifique configurações de bateria:
  2. Em casos mais específicos, pode verificar configurações como "Carregamento de Energia Limpa" que podem estar impedindo o carregamento, segundo um usuário do Reddit

Quando procurar ajuda:

Se após seguir estas etapas o seu iPhone ainda não carregar, pode haver um problema com o hardware ou uma falha de sistema mais complexa. Nesse caso, é importante procurar uma assistência técnica autorizada da Apple para uma análise e reparo do dispositivo. 

abraço

2/09/2025 07:22 em resposta a RafaVicari

O problema não é o cabo...assim seria mais simples e fácil e não precisaria comprar outro tipo de carregador o MagSafe. Ele passou 4h no carregador e nada acontecia. Testei o cabo em outro iphone e no entanto ele funcionou em outro aparelho. Já fui na assistência técnica e me disseram que teria que trocar 02 peças e ficaria de 5 a 20 dias sem celular, pq em Salvador não tem loja física da Apple. E no meu caso, onde a compra não completou nem 1 mês ou me reembolsam ou me dam outro iphone 16 pro max igual ao que comprei de 256GB

7/09/2025 08:16 em resposta a MarianaQ

Você teve alguma solução?

Eu comprei um 16 pro em março, em julho tive o mesmo problema, levei a assistência e “trocaram “ o aparelho (parece q é um problema com o iPhone mesmo), porém agora em setembro o novo parou de novo… vou levar mais uma vez a assistência, mas é um saco ficar sem celular, na primeira vez não demorou 5 dias mas são 5 dias sem celular

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

iPhone 16 novo não carrega via cabo USB-C

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.