Fast Roaming da rede mesh não funciona no iPad 11
Tenho um iPad 9 e minha esposa um iPad Air 5, ambos funcionam sem problemas na rede mesh da minha casa, assim como os 4 iPhones e 3 Macs que temos em casa, entre outros aparelhos.
Acontece que utilizo muito o iPad para trabalhar e como o 9 tem o design antigo e eu queria também uma tela maior e mais espaço, adquiri o iPad 11 achando que estava fazendo um upgrade, para a minha surpresa assim que chegou notei problemas de lentidão ao me mover pela casa, assim como queda na conexão, o que é muito estranho dado a rede com 4 roteadores mesh que tenho na residência, ainda na primeira semana identifiquei o problema, por algum motivo o iPad novo trava a conexão em um único roteador (mesmo com o mesh ativo e configurado corretamente na rede, quem faz a troca é o dispositivo) e só solta de nas configurações eu desligar e ligar novamente o Wi-Fi, ou se cair totalmente o sinal do roteador em que está conectado.
Tentei de tudo, reiniciei a rede, testei diferentes configurações, desabilitei a camuflagem do IP. Mesmo sabendo que os outros dispositivos funcionam, eu quis testar para garantir que não era esse o problema.
Então entrei em contato com o suporte e fui orientado a resetar o dispositivo (o problema persistiu), me orientaram então a baixar o SO no Mac e então resetar pelo Mac, para garantir que o problema não era em uma versão pré instalada com defeito, mesmo assim não funcionou, para testar por fim se não era algo na versão do SO atualizei para o iPadOS 26 Beta. E Nada. Mesmo problema.
Esgotadas todas as possibilidades, levei o iPad na assistência que executou o diagnóstico (tudo normal) e procedeu com a troca do aparelho, acabei de testar o novo e novamente o exato mesmo problema.
Não sei mais oq fazer, estou com um iPad novinho mas que não me atende e pelo jeito não adianta tentar substituir.
A solução será vender e comprar um antigo que funciona? Sou cliente Apple a mais de 10 anos e nunca me senti tão frustrado com os produtos da companhia.
iPad, iPadOS 18