Lentidão extrema no teclado do MacBook
Prezados membros da comunidade,
Estou enfrentando um problema peculiar e frustrante com a digitação em meu MacBook Air M4 (modelo 2025), com 16GB de RAM, rodando o macOS Sequoia 15.5.
A lentidão na exibição do texto na tela (e também na exclusão/delete) ocorre de forma consistente e exclusiva quando estou digitando ou apagando texto em CAIXA ALTA (com o CAPS LOCK ativado).
Detalhes do Problema:
- Ocorrência: A lentidão é perceptível em todos os aplicativos que testei até agora, incluindo:
- Microsoft Word
- WhatsApp (versão desktop e web)
- Interface do Gemini (navegador web)
- Em qualquer campo de texto ou aplicativo que exija digitação em maiúsculas.
- Especificidade: O problema se manifesta APENAS com letras maiúsculas. A digitação em minúsculas (ou com o CAPS LOCK desativado) é perfeitamente fluida e sem atrasos.
- Atinge Digitação e Exclusão: A lentidão não é só ao digitar, mas também ao apagar caracteres quando o CAPS LOCK está ativo.
Configurações e Testes Já Realizados:
Para auxiliar na análise, já realizei as seguintes verificações e testes:
- Configurações de Acessibilidade:
- Verifiquei as opções de Ajustes do Sistema > Acessibilidade > Teclado.
- Confirmo que todas as opções listadas (Acesso Total com Teclado, Teclas de Ação Conjunta, Teclas Lentas e Teclado de Acessibilidade) estão DESATIVADAS. [Se o fórum permitir, considere anexar a imagem que você me enviou, Doutor Emerson, para comprovar este ponto.]
- Recursos do Sistema:
- Considerando que se trata de um MacBook Air M4 2025 com 16GB de RAM, descarto, a priori, a falta de recursos de hardware como causa, já que é uma máquina de alta performance e o problema é muito específico para maiúsculas.
- Reinicialização:
- Já reiniciei o MacBook algumas vezes, mas o problema persiste.
Próximos Passos (A Serem Testados/Discutidos):
- Pretendo realizar o teste de inicialização em Modo de Segurança para isolar se é um software de terceiros que está causando o conflito.
- Estou aberto a sugestões de outros testes ou verificações que possam ajudar a identificar a causa.
Gostaria de saber se algum outro usuário com macOS Sequoia 15.5 (especialmente em Macs Apple Silicon M4 ou modelos M mais recentes) já enfrentou ou está enfrentando um problema semelhante.
Qualquer insight ou sugestão será muito bem-vindo para resolver essa questão que impacta diretamente a produtividade.
Agradeço a atenção e a ajuda da comunidade.
Atenciosamente,
Emerson.
[Título alterado pelo Moderador]
Título Original: Lentidão Extrema ao Digitar/Apagar em CAIXA ALTA (macOS Sequoia 15.5 - MacBook Air M4 2025)
MacBook Air 13″, macOS 15.5