Minha Apple Pencil USB-C não carrega no iPad A16

Gente, se alguém puder me ajudar agradeço.

Eu comprei um IPad A16, antes eu tinha o IPad 10 e minha Apple Pencil USB-C funcionava normalmente.

Agora tem algo estranho, embora compatível com o novo iPad ela sempre aparece 0%. Ela só funciona conectada ao iPad pelo cabo .

O mais estranho é que no iPad 10 ela aparece 100% e no novo 0%.

Alguem pode me ajudar ?

Grato !

[Título alterado pelo Moderador]

iPad, iPadOS 18

Publicado em 23/04/2025 16:40

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 23/04/2025 21:05

Claro! Esse comportamento da Apple Pencil USB-C no iPad A16 realmente chama a atenção, e você não é o único relatando algo parecido. Vamos por partes:

✅ O que está acontecendo (resumo rápido)

Você mencionou que:

• A Apple Pencil USB-C funciona, mas só conectada com cabo;
  • No iPad 10 aparece com 100% de bateria, mas no iPad A16 sempre mostra 0%;
  • Ela é teoricamente compatível com o iPad A16.

Sim, tudo isso está dentro do esperado com uma limitação que a Apple não deixou tão clara.

🧠 Explicando o comportamento da Apple Pencil USB-C

A Apple Pencil USB-C tem um design totalmente passivo no sentido da conexão:

➡️ Ela não emparelha por Bluetooth como a Pencil de 1ª ou 2ª geração.

O que acontece é o seguinte:

Nos novos iPads com chip M2/M4 e tela laminada, a Apple Pencil USB-C funciona apenas quando conectada diretamente, e nem sempre o sistema mostra corretamente o nível de carga, porque a comunicação entre acessório e sistema é diferente da geração anterior.

🔋 E por que aparece 0%?

Porque o iPad A16 pode não conseguir ler corretamente o nível da bateria da Pencil via protocolo de conexão USB-C passivo. Isso já foi relatado por outros usuários em comunidades da Apple, e ainda não há uma atualização que corrija isso totalmente.

A boa notícia é:

🟢 Se ela está funcionando enquanto conectada, a caneta está com carga e operando normalmente.

🛠 O que você pode tentar:

1. Atualize o iPad A16 para a versão mais recente do iPadOS — a Apple vem aprimorando a compatibilidade.
  2. Use sempre um cabo USB-C de qualidade e conecte diretamente ao iPad para garantir o carregamento.
  3. Evite hubs, adaptadores ou cabos longos/extensores — eles podem prejudicar a alimentação correta da caneta.
  4. Se for viável, teste a Pencil em outro iPad A16/M2/M4 para ver se o comportamento se repete (descarta falha no iPad).
  5. Se mesmo conectada ela não responde ou não carrega, pode ser algo físico na ponta USB-C da caneta — aí valeria uma análise em uma Apple Store ou autorizada.

Se quiser, posso te ajudar com prints passo a passo de como verificar atualizações ou checar se o iPad reconhece dispositivos USB corretamente também! É só pedir.

✔️ Se a resposta foi clara ou te ajudou, toque em Curtir👍 — assim você apoia a comunidade Apple.

🍎 Caique Faro

Desenvolvedor iOS & macOS

1 resposta
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

23/04/2025 21:05 em resposta a Frankneto

Claro! Esse comportamento da Apple Pencil USB-C no iPad A16 realmente chama a atenção, e você não é o único relatando algo parecido. Vamos por partes:

✅ O que está acontecendo (resumo rápido)

Você mencionou que:

• A Apple Pencil USB-C funciona, mas só conectada com cabo;
  • No iPad 10 aparece com 100% de bateria, mas no iPad A16 sempre mostra 0%;
  • Ela é teoricamente compatível com o iPad A16.

Sim, tudo isso está dentro do esperado com uma limitação que a Apple não deixou tão clara.

🧠 Explicando o comportamento da Apple Pencil USB-C

A Apple Pencil USB-C tem um design totalmente passivo no sentido da conexão:

➡️ Ela não emparelha por Bluetooth como a Pencil de 1ª ou 2ª geração.

O que acontece é o seguinte:

Nos novos iPads com chip M2/M4 e tela laminada, a Apple Pencil USB-C funciona apenas quando conectada diretamente, e nem sempre o sistema mostra corretamente o nível de carga, porque a comunicação entre acessório e sistema é diferente da geração anterior.

🔋 E por que aparece 0%?

Porque o iPad A16 pode não conseguir ler corretamente o nível da bateria da Pencil via protocolo de conexão USB-C passivo. Isso já foi relatado por outros usuários em comunidades da Apple, e ainda não há uma atualização que corrija isso totalmente.

A boa notícia é:

🟢 Se ela está funcionando enquanto conectada, a caneta está com carga e operando normalmente.

🛠 O que você pode tentar:

1. Atualize o iPad A16 para a versão mais recente do iPadOS — a Apple vem aprimorando a compatibilidade.
  2. Use sempre um cabo USB-C de qualidade e conecte diretamente ao iPad para garantir o carregamento.
  3. Evite hubs, adaptadores ou cabos longos/extensores — eles podem prejudicar a alimentação correta da caneta.
  4. Se for viável, teste a Pencil em outro iPad A16/M2/M4 para ver se o comportamento se repete (descarta falha no iPad).
  5. Se mesmo conectada ela não responde ou não carrega, pode ser algo físico na ponta USB-C da caneta — aí valeria uma análise em uma Apple Store ou autorizada.

Se quiser, posso te ajudar com prints passo a passo de como verificar atualizações ou checar se o iPad reconhece dispositivos USB corretamente também! É só pedir.

✔️ Se a resposta foi clara ou te ajudou, toque em Curtir👍 — assim você apoia a comunidade Apple.

🍎 Caique Faro

Desenvolvedor iOS & macOS

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Minha Apple Pencil USB-C não carrega no iPad A16

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.