Erro ao abrir programa IRPF no Mac "operation not permitted"

Ao atualizar o programa da declaração do imposto de renda (IRPF) da receita federal do brasil, o programa passa a não abrir mais, acusando erro no acesso ao arquivo TryLockAAAA.txt, onde AAAA é o ano da declaração.

Eu tive problema com a de 2025, logo o arquivo chamava TryLock2025.txt, mas vi perguntas também para anos anteriores, 2024, 2023...

No final da mensagem aparece a causa: operation not permitted

Depois de tentar reiniciar, desligar e ligar o Mac, ou mesmo reinstalar o programa, em algum momento o erro voltava e não conseguia mais seguir com a declaração.

Pesquisando sobre o tema, verifiquei se tratar de uma trava de segurança do Mac, que bloqueia o acesso do aplicativo à pasta Documentos (ou Documents). Para resolver, fui nos "Ajustes de Sistemas", "Privacidade e Segurança", "Arquivos e Pastas", identifiquei o app (no meu caso, IRPF2025), abri as opções e concedi acesso à Pasta Documentos, movendo a chave a direita do nome. Veja a figura a seguir.

É possível que você tenha de fazer isso a cada nova atualização do programa. Espero ter ajudado.

Uso MacBook Air M1, macOS Sequoia 15.3.2.

[Título alterado pelo Moderador]

MacBook Air (M1, 2020)

Publicado em 25/03/2025 05:36

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 25/03/2025 06:59

1 resposta

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Erro ao abrir programa IRPF no Mac "operation not permitted"

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.