Spotlight não funciona mais no macOS

Uma das fortalezas do Mac OS é (era) o indexador/buscador de arquivos.... mas parece que isso não está mais funcionando corretamente.

Vejam na imagem anexo uma tentativa de busca pelo app Filemail. Antesbastava as 3 primeiras letras e o app já aparecia. Na imagem é possível ver que tem uma barra de carregamento que demorou minutos (era quase instantâneo) para chegar nequele ponto e não mostrou a opção do programa.

E concordo com o um outro usuário que já levantou essa bola por aqui, que isso é praticamente inaceitável!

Esse recurso traz agilidade, produtividade e performance principalmente para quem trabalha com o OS.

Eu ví que alguém respondeu para ir nas preferências de Sistema > Spotlight / privacidade e fazer um procedimento... fiz, mas mesmo assim não funcionou..

Eu até achei estranho pois o procedimento menciona que insira as pastas numa sessão da aba de privacidade, contudo essa sessão "previne, ou seja, EVITA que o spotlight busque nas pastas indicadas... no meu entendimento essa ação restringe a busca excluindo os locais ali indicados.

Esse BUG do spotlight precisa sser resolvido urgente! não dá para ficar assim. De fato ter um mac, ainda mais no Brasil, não é algo barato para que os dispositivos retrocedam em funcionalidades que antes funcionavam perfeitamente.

Espero um retorno e a correção disso o quanto antes!

[Editado pelo Moderador]

MacBook Pro (2017 – 2020)

Publicado em 20/02/2025 03:30

Responder
4 respostas

20/02/2025 03:52 em resposta a FToledo

Se você obtiver resultados não esperados ao fazer buscas no Mac, reconstruir o índice do Spotlight poderá ajudar.

Antes de reconstruir o índice do Spotlight

Reconstruir o índice do Spotlight

Para reconstruir o índice do Spotlight para um disco ou pasta, desative a indexação do Spotlight e ative novamente para esse item. Siga as etapas apropriadas, com base na versão do macOS em uso.

macOS Ventura ou posterior

1. Selecione menu Apple () > Ajustes do Sistema.
  2. Abra os ajustes do Spotlight:
    • macOS Sequoia ou versões posteriores: clique em Spotlight na barra lateral, role para baixo e clique no botão Privacidade na Busca à direita.
    • macOS Sonoma ou macOS Ventura: clique em Siri e Spotlight na barra lateral, role para baixo e clique no botão Spotlight Privacidade à direita.
  1. Arraste o disco ou a pasta que deseja indexar novamente à lista dos locais que o Spotlight está impedido de fazer buscas. Você também pode clicar no botão Adicionar (+) e selecionar o disco ou a pasta que deseja adicionar.*

2. Na mesma lista de locais, selecione o disco ou a pasta que acabou de adicionar. Em seguida, clique no botão remover (–) para removê-lo da lista para que possa ser reindexado.
  3. Clique em Concluído e encerre os Ajustes do Sistema. O Spotlight indexará novamente o conteúdo do disco ou da pasta. Esse processo pode demorar um pouco, dependendo da quantidade de informações que estão sendo indexadas.

Versões anteriores do macOS

1. Selecione o menu Apple () > Preferências do Sistema e clique em Spotlight.
  2. Clique na aba Privacidade.
  3. Arraste o disco ou a pasta que deseja indexar novamente à lista dos locais que o Spotlight está impedido de fazer buscas. Você também pode clicar no botão Adicionar (+) e selecionar o disco ou a pasta que deseja adicionar.*

4. Na mesma lista de locais, selecione o disco ou a pasta que acabou de adicionar. Em seguida, clique no botão remover (–) para removê-lo da lista para que possa ser reindexado.
  5. Encerre as "Preferências do Sistema". O Spotlight indexará novamente o conteúdo do disco ou da pasta. Esse processo pode demorar um pouco, dependendo da quantidade de informações que estão sendo indexadas.

20/02/2025 11:37 em resposta a RafaVicari

RafaVicari, te agradeço a tentativa de ajudar.

Infelizmente essa resposta foi a mesma (parecida) que eu já havia encontrado em outro fórum e fiz exatamente como orientado, mas mesmo assim não voltou a funcionar igual... na maioria das vezes eu sei que o arquivo existe, sei o nome, (às vezes é uma pasta, ou app, ou arquivo) mas não aparece! Se toda hora eu tiver que ficar fazendo esse procedimento de ir lá nas preferências de sistema...>>> , adicionar, remover da privacidade, já perdi a agilidade e produtividade que essa funcionalidade me oferecia.

Se fosse algo que eu tivesse que fazer uma única vez (reconstruir o índice do Spotlight) para corrigir um erro e tudo voltasse ao normal no mesmo instante e eu não tivesse que voltar a fazer, até vai (embora eu ache que isto deveria vir na atualização do OS)! Contudo não é isso que está acontecendo. já fiz isso umas 4 ou 5 vezes e a cada vez só me deixa mais irritado.

É um bug que a Apple PRECISA resolver, pois é (era) uma das coisas mais importantes no quesito produtividade e experiência do usuário.

Valeu valeu pela troca! abs

20/02/2025 10:52 em resposta a FToledo

Sou produtor, e o Spotlight sempre foi minha ferramenta de busca no MAC para as centenas de pastas que criei com fotos, seja de cidades, estradas, teatros, enfim, todo o tipo de local que já pesquisei. Porém ele parou de funcionar... Por exemplo, não mostra pastas com o nome "Santos" digitado, no qual já fiz dezenas de pesquisas ao longo de muitos anos para trabalhos distintos. Com a Apple na linha, não conseguiram resolver esse problema!! Para minha agilidade de acesso ao meu acervo fotográfico, o Spotlight é fundamental!!! Confesso que não sei o que fazer. Meu MacBook Pro 13' é de 2020 c/ 02 TB de HD e 16 GB de memória. É uma máquina relativamente nova!! Caso alguém tenha conseguido resolver essa questão, ficarei muito feliz em poder voltar a trabalhar de forma dinâmica no meu MacBookPro!! No aguardo e Obrigado!!

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Spotlight não funciona mais no macOS

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.